Cursos

Tosa em Schnauzer

Tosa em Schnauzer

 

Um schnauzer com pelos bem cuidados e bem tosado é um colírio para os olhos. Mas nós donos desses barbudos sabemos o quanto é difícil encontrar um bom tosador. Quando a sobrancelha não fica torta, a saia fica numa altura estranha, quando não é a saia, é o bigode que fica curto demais e assim por diante…

A tosa padrão da raça é uma das mais complicadas, para ter certeza que a tosa do seu schnauzer ficará legal escolha um tosador experiente e converse com ele, faça amizade e explique exatamente o que você quer.

Tosa Padrão

Abaixo você vê um diagrama explicando exatamente como a tosa deve ser feita e algumas explicações. Você pode imprimi-lo e levar para o seu tosador.

Instruções para tosa do schnauzer segundo o AMSC.

    • Cabeça – Deve ser cortada com lamina #10 ou #15 da frente para trás. A parte entre os olhos deve ter formato de diamante com as pontas na direção  do canto dos olhos. Os pelos da parte de fora dos olhos deve ser cortada com tesoura e ter um dedo de largura. O topo do focinho nunca deve ser tosado.

 

  • Orelhas – Pelos devem ser cortados com lamina #40. Na parte de fora no sentido do crescimento dos pelos e na parte de dentro no sentido oposto.
    Algumas pessoas dizem que é preciso arrancar os pelos do canal auditivo, por experiência propria acho que isto deixa o ouvido do cão mais vulnerável a infecções. Alem disso alguns estudos indicam perda de audição em cães que tem estes pelos arrancados com frequência.Uma boa limpeza com ceruminolítico e gaze ou algodão uma vez por semana é suficiente para prevenir otites. Mas cuidado, não enfie cotonetes no ouvido do seu cão, mesmo tendo o tímpano fora do alcance você estará empurrando a cera para baixo, com o tempo ela pode se acumular e causar uma infecção. Para limpar pingue algumas gotas da solução de limpeza, massageie a cartilagem na base da orelha do cão e limpe o canal com o dedo envolto por gaze ou algodão fazendo movimentos circulares.Caso você ache que o ouvido do seu cão esta com muitos pelos mortos, com os dedos envoltos em uma gaze vá passando os dedos nos pelos segurando bem de leve, pelos mortos devem sair com facilidade, sem ter que puxar.
  • Sobrancelha – Deve ser cortada na diagonal com as pontas internas maiores na linha do focinho.
  • Barba, bigode e bochechas – A barba e bigodes devem ser aparados de leve pois levam muito tempo para crescer, neste caso é melhor tirar de menos que demais. Bochecha e garganta devem ser tosadas com lamina #10 ou #15 até aproximadamente 4cm do canto da boca. (Lugar onde tem uma bolinha na pele do cão)
  • Dorso, barriga e saia – Tosa com lamina  #10 ou #15 indo da cabeça em direção ao rabo. A saia deve começar na altura do ombro, ser cortada com tesoura em diagonal com aprox. 4cm na caixa torácica e 0cm na região da virilha. Usando uma tesoura dentada pode-se deixar a junção do corpo com a saia mais harmoniosa.
    A barriga e parte interna das patas devem ser tosadas com lamina #30 ou #40 contra o crescimento dos pelos.
  • Traseira – Deve-se usar lamina #30 e cortar até aprox. 2,5cm da parte externa da pata e 3 dedos acima do jarrete.
  • Pernas e patas – As pernas devem ter seus pelos cortados com tesoura seguindo uma linha reta e as patas com ângulo de 45 graus da base da pata. Deve-se cortar entre as almofadas mas nunca entre os dedos.

Espero que com estas dicas seu barbudo fique lindo!!

O diagrama da tosa é de propriedade do American Miniature Schnauzer Club (“AMSC”), pode ser impressa e distribuida em papel contanto que não seja cobrado pelas copias e não seja alterada de qualquer forma.

Visite o site http://www.royalshower.com.br/ e veja também os produtos para higiene e limpeza para banhos em cães.

 

Facebook